quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Aromaterapia


 O que são óleos essenciais?





Os óleos essenciais são substâncias naturais voláteis extraídas, através da destilação, de minúsculos sacos moleculares de cada planta. Eles agem como hormônios, reguladores e catalisadores. Sua função, na natureza, com seu aroma característico, é ajudar a planta a se adaptar ao meio ambiente, atrair abelhas e insetos polinizadores e proteger a planta contra insetos predadores e ervas daninhas. Eles fazem parte do sistema imunológico da planta e são uma substância em separado criada por ela. O processo de destilação extrai, gentilmente, o óleo volátil das partes da planta. As essências são naturais e, assim sendo, trabalham em harmonia com o corpo, com a mente e com o campo de energia. Os óleos essenciais são o coração e a alma da planta.

Eles são de 75 a 100 vezes mais concentrados que as ervas secas. Por exemplo, uma só gota de óleo essencial de lavanda equivale a 20 xícaras de chá de lavanda.

PLANOS DE ATUAÇÃO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS



Plano Físico - os óleos essenciais atuam no corpo físico, devido a sua complexa composição química, que lhes confere as propriedades estimulante, relaxante, anti-séptico, afrodisíaco, digestivo, cicatrizante, analgésico, diurético, imunoestimulante, entre muitas outras. Quando penetram na pele, vão para a corrente sanguínea, fortalecendo as defesas naturais do corpo físico, agindo como um estímulo para o equilíbrio das funções do corpo, restabelecendo as energias e provocando um bom funcionamento em todos os sistemas orgânicos. As massagens, banhos e compressas localizadas são algumas das formas de conseguir os efeitos desejados.

Plano Mental / Emocional (Psicoaromaterapia) - Atua na mente, nas emoções, chegando às camadas mais profundas do inconsciente. A Psicoaromaterapia tem o objetivo de harmonizar o ser humano no nível emocional.

Plano Vibracional - As plantas da natureza possuem um campo energético (aura) e os óleos essenciais carregam em suas moléculas as vibrações energéticas de sua origem, nos beneficiando, equilibrando nossos chakras e nossos corpos sutis.
Desta forma, podemos dizer que o óleo essencial, no tratamento de aromaterapia, cuida do Ser como um todo, no seu plano físico, emocional e energético, proporcionando o equilíbrio integral.

A Arte da Destilação

O vapor da água passa através dos bulbos olfativos das plantas liberando, gentilmente, as partículas de óleo essencial que se expandem e se fundem com o vapor. O éter, a alma, a quinta-essência da planta é liberado e quando resfriado materializa e transforma-se no hidrossol / hidrolato e no óleo essencial. Vibro em amor, emoção e alegria, o processo alquímico está feito.




Início do processo de destilação - colocando a planta no destilador.



Serpentina refrigerada - resfria o vapor (quinta-essência da planta) que se transforma em hidrossol e óleo essencial




Captação de hidrossol / hidrolato e óleo essencial.







Ativação vibracional com cromopuntura Aura-Soma (Beamer Light Pen).

Nenhum comentário:

Postar um comentário